Como diminuir o risco de inadimplência do consumidor

Infelizmente, há um número alarmante de inadimplentes, e este número tende a crescer, segundo dados divulgados pelo Serasa.

A atual crise financeira e o crescimento do desemprego contribuem de modo direto para que este perspectiva se agrave. Nos cenários de inadimplência, e os donos de pequenos negócios são os que mais sofrem.

Essa existência acaba refletindo de modo direto no caixa de companhias de todos os portes e áreas distintos, dessa forma é necessário ficar atento.

Neste artigo, vamos dar algumas dicas para evitar a inadimplência. Diminuir a inadimplência dos clientes não é uma missão impossível. Com disposição e disciplina é possível diminuir o risco e evitar prejuízos mesmo em tempos no qual a existência financeira maior parte é tão delicada.

Seja rígido com seus meios de pagamento

Pagamentos com cheques pré-datados, boletos ou promissórias, embora de possuírem taxas mais baixas, oferecem um alto perigo de inadimplência.

Isto visto que nesses casos o cliente pode adotar não pagar caso aconteça um acidental, e em tempos de dificuldade financeira, vários problemas são capazes de ocorrer.

A maneira mais segura de a sua empresa evitar os famosos “calotes” é determinando a maneira de pagamento, que precisa ser feita somente a partir de depósitos, transferências e cartões. Os cartões oferecem taxas mais altas, porém são o meio mais sem riscos de garantia por isso uma máquina de cartão de crédito e débito é extremamente importante.

Caso o cliente passe por um dificuldade e não possa pagar as faturas, a sua empresa irá ganhar o pagamento da financeira do cartão e essa dívida ficará incumbida ao cliente juntamente com o intermediário bancário.

Emita nota fiscal

Além de evitar o crime de ocultação fiscal, a nota fiscal é mais uma maneira de certificar-se os recebimentos posteriores.

Especialmente, se for preciso mover uma atuação judicial por conta de uma inadimplência.

Mesmo que o seu cliente proponha um tipo de acordo e você não emita notas fiscais, este é o tipo de perigo que não compensa correr.

Faça contrato para qualquer serviço

Embora de toda a informação disponível gratuitamente, hoje em dia, por meio da internet e de órgãos que fornecem suporte, também há várias companhias prestam serviços de médio e grande porte sem qualquer tipo de contratação.

Apenas a nota fiscal não pode proporcionar todo o tipo de garantia que a sua empresa pode ter necessidade durante uma ação judicial. É através de uma contratação que ficam estipuladas todas as condições de entrega e percepção do produto, formas de pagamento, coisa e obrigações de ambas as partes. Trata-se de um certificado que protege segurança para ambas as partes.

Se depois de um caso de inadimplência a sua empresa ter necessidade de utilizar às vias legais para reaver o dinheiro, será por meio de um contrato assinado que você será capaz de receber o que é direito, e também quais foram os termos não cumpridos. Dessa forma, invista um pouco na profissionalização desse setor – contratos e cobranças – para reduzir os complicações futuros.